domingo, 8 de abril de 2012

Profissional e pessoal...onde começa? onde termina?

Qual a diferença entre vida profissional e pessoal? Até onde vai a vida pessoal e onde começa a vida profissional?

Percebo que algumas pessoas têm essa fronteira claramente definida em seus hábitos, dizem “Quando chego em casa, não falo de trabalho” ou “Quando piso no trabalho, esqueço meus problemas pessoais.”
Eu não consigo. Estudo, trabalho e vida pessoal estão ali o tempo todo, lado a lado comigo, onde quer que eu vá.

Quando estou em casa, falo sobre noticiários, futebol, filmes, histórias engraçadas que ouvi ou vi, falo sobre minhas preocupações com o mundo, sobre coisas que aprendi nas aulas de mestrado, no jornal argentino que leio para aperfeiçoar meu espanhol e falo muito, muito, sobre meu trabalho.
Falar sobre todas essas coisas é prazeroso, o simplesmente “falar”, faz com que eu veja as situações de diferentes perspectivas.
Um fato super valorizado durante o dia, no momento em que relato, já não parece tão grandioso assim. Acredito que é um aprendizado.
Nas aulas do mestrado, frases ditas por minhas queridas professoras, servem tanto para minha vida profissional, quanto na vida pessoal.

Em uma dessas aulas, ouvi “É preciso um esforço para reconhecer a realidade” e mais “Quando compreendemos a realidade, a transformamos.”

Duas frases incríveis que cabem diretamente com minha rotina como Diretora de escola, que tenho que ir além do que dados, das reclamações, elogios, sugestões...é uma união de tudo e um esforço para compreender e interferir na realidade.

Já na vida pessoal, são belas frases, que fazem com que eu pare, busque a verdade, me esforce para construir um novo olhar sobre minha realidade, a realidade das pessoas que eu amo e aí quem sabe transformar...

E na verdade a professora estava falando sobre a pesquisa em si.

Essa sou eu...mulher, diretora, esposa, mestranda, querendo ser mãe, não sabendo onde começa uma e termina a outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário