sábado, 24 de março de 2012

Pestalozzi - "O homem não chega a ser homem a não ser por meio da educação"


Johann Heinrich Pestalozzi (Zurique, 12 de janeiro de 1746  Brugg, 17 de fevereiro de 1827) foi um pedagogo suíço e educador pioneiro da reforma educacional.
Seu pai morreu quando ainda era criança, foi criado pela mãe, sua família empobreceu. As dificuldades para sobreviver fortaleceram sua alma ainda na infância. Ele conheceu de perto o preconceito social e teve de lutar muito para se tornar conhecido numa sociedade dividida entre nobres e plebeus e entre ricos e pobres. Durante esse período recebeu orientação religiosa protestante, mas considerava-se sempre umcristão, sem defender qualquer religião.
Após a leitura do Emílio, de Rousseau, Pestalozzi foi influenciado pelo movimento naturalista e tornou-se um revolucionário, juntando-se aos que criticavam a situação política do país.
Na próxima aula da Professora Maria Aparecida, discutiremos sobre Pestalozzi, procurei na biblioteca da minha escola, um livro sobre ele, encontrei uma coleção de Educadores, produzida pelo MEC. No Livro: Johann Pestalozzi de Michel Soetard, apresenta as histórias dos métodos pedagógicos criados por Pestalozzi e ele afirma:
"Eu creio que não se possa pretender obter, em geral, um progresso na instrução do povo, até que não se tenha encontrado formas de ensino que, ao menos durante todo o período da instrução elementar, façam do professor um mero instrumento mecanico de um método, cujos resultados devem provir da natureza de seus processos e não da habilidade de quem o pratica. Eu sustento que um livro didático é um bom livro somente quando pode ser usado tanto por um mestre sem instrução quanto por um instruído. O livro deve ser essencialmente composto de tal modo que tanto o homem inculto quanto a mãe encontrem nele guia para poder estar sempre em um passo adiante da criança no caminho pelo qual devem, com sua arte, conduzi-lo progressivamente. (pestalozzi, 1929, p.41)"
Ele compõe a tripartição da obra educativa, sendo:
Primeira -> a situação determina a visão do mundo, o conhecimento (educação intelectual em sentido amplo);
Segunda -> as necessidades criam o esforço, a vocação (educação estética);
Terceira -> as relações fundam a previsão, as virtudes (educação moral).
Todas elas constituem as partes da educação elementar.
Pestalozzi reduz os cinco meios artísticos de fortalecer a educação (linguagem, desenho, escrita, cálculo e medida) para três: linguagem, forma e número, designando-os com o nome de elementos. Estes elementos são, às vezes, da educação (sentido individual) e da cultura (sentido objetivo). Isso é possível pela origem comum de ambos: a consciência humana, de cujo cultivo são dois aspectos. Assim, é possível estabelecer uma reciprocidade entre aqueles: a cultura é o conteúdo da educação, e a educação é o elemento formador da cultura. Esta é a base da concepção idealista da pedagogia, que nasce em Pestalozzi.

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